Comunicado: Falecimento da nossa querida acadêmica Maria Luiza
- Academia de Letras Lorena
- 25 de jul. de 2019
- 1 min de leitura

Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento da nossa querida acadêmica Maria Luiza Reis Pereira Baptista. Seus feitos por aqui foram inúmeros. Ela foi uma das professoras mais queridas desta cidade, uma figura icônica tanto em Lorena quanto na região. Nunca esqueceremos seu grande amor pela escrita e por ensinar.
A querida "Dona" Luiza faleceu na manhã desta quarta-feira, 24 de julho, aos 94 anos. A despedida aconteceu na Capela do Lar São José e o sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Lorena.
Como homenagem deixamos aqui um dos poemas escritos por Maria Luiza:
O Salmo da hora insone Senhor: insone dentro da noite que desliza densa e fria, nada tenho para ofertar-lhe, a não ser o coração, como um vaso frágil em que se colocassem flores, não precisamente colhidas na aurora, mas, flores tecidas na carne, fabricadas com sentimentos: flores de saudade, flores de nostalgia, flores de desejo, flores de amor, de pétalas antigas, de pétalas novas, algumas orvalhadas de lágrimas... Elas não têm, Senhor, o perfume da virtude, muito menos o da santidade, mas sim, o cheiro comum da terra nua da condição humana pelo Senhor criada... Não têm, Senhor ah! Isso não!
O mau odor do ódio, nem da vingança, nem do mau querer nem mesmo da inveja ou da ambição, porque com estes sentimentos o Senhor não teceu o coração da criatura humana, mas, isto sim, o cheiro forte, o cheiro cru simples e natural, como a terra, como a água, como o sol e o sal que vem da força, que vem do desejo de... Amar e ser amada... Maria Luiza Reis Pereira Baptista I Coletânea da Academia de Letras de Lorena 2010
Comments