top of page
Buscar

Academia de Letras de Lorena organiza concurso de poesias "Péricles Eugênio da Silva Ramos"

  • Foto do escritor: Academia de Letras Lorena
    Academia de Letras Lorena
  • 15 de abr. de 2019
  • 6 min de leitura

Atualizado: 20 de jul. de 2019

1. Do homenageado

IX Coletânea Academia de Letras de Lorena

A obra do poeta lorenense Péricles Eugênio da Silva Ramos, patrono da Casa da Cultura de Lorena e da Cadeira 26 da Academia de Letras de Lorena, que a Acadêmica Maria Luiza Reis Pereira Baptista ocupa, tem relevância internacional. Péricles Eugênio (* 24/10/1919, Lorena; † 14/5/1992, São Paulo), em Lorena, fez o curso primário em escolas públicas e os estudos colegiais no Colégio São Joaquim, tempo em que já propendia para a literatura e o jornalismo. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo onde, como crítico literário e poeta, destacou-se no grupo formado por Ledo Ivo e Domingos Carvalho da Silva, a chamada “Geração de 45” – alusão ao ano do final da 2ª Guerra Mundial e da ditadura Vargas – que produzia estudos de crítica literária e uma literatura regional e universalista, intimista, espiritualista, erudita, de apuro formal. Foi colaborador e redator em jornais como: Correio Paulistano, A Noite, Folha da Manhã, Jornal de São Paulo, e no reputado Suplemento Literário de O Estado de São Paulo. Bastante ativo, criou o Museu de Arte Sacra de São Paulo, fundou o Clube dos Poetas e foi presidente da Academia Paulista de Letras. Exerceu funções públicas de relevo como Diretor Executivo do Conselho Estadual de Cultura, Secretário de Estado Chefe da Casa Civil e Secretário de Governo. Além de poeta, crítico e professor de literatura (lecionou Técnica de Redação na Faculdade de Jornalismo Fundação Cásper Líbero), sagrou-se como tradutor de obras em prosa e verso de várias línguas (inglês, espanhol, francês, grego e latim). Neste campo, destacam-se as traduções dos sonetos de William Shakespeare e da peça teatral Hamlet. Recebeu o prêmio Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras, e o Jabuti (1968) pela obra crítica: Do Barroco ao Modernismo. Sua obra poética inclui: Lamentação Floral (1946), Sol sem Tempo (1953), Lua de Ontem (1960), Futuro (1968) e Noite da Memória (1988). Pode-se ter os poemas de Lua de Ontem como uma declaração de amor a Lorena, o que evidencia nunca ter esquecido sua terra natal.


2. Do tema O tema do Concurso é a obra poética de Péricles Eugênio da Silva Ramos, a ser abordada pelos participantes na forma de: - prosa ou poesia, ficcional ou não.


3. Dos objetivos - promover a poesia, como expressão mais profunda do espírito humano; - incentivar a criatividade literária e a leitura e escrita crítica; - promover os talentos literários, incentivar a reflexão por meio da palavra poética, e propiciar oportunidade de publicação das obras selecionadas; - reverenciar e valorizar a obra literária do poeta lorenense.


4. Da obra (poesia ou artigo) - Deve ser original e inédita, escrita em língua portuguesa e suas variações, podendo trazer expressões estrangeiras se contextualizadas. - Deve ser escrita por apenas um autor. - Não pode conter palavras ou expressões de agressivas, de mau gosto, vulgares, ofensivas de qualquer natureza. - Deve ser digitada em papel A4, usando apenas um lado da folha, na fonte Arial, na cor preta, tamanho 12, com espaçamento 1,5, e alinhamento justificado. - Cada poesia não deve exceder a uma página. - O artigo não deve exceder a quatro páginas, excluídas as referências, se houver.


5. Dos prazos - De 21 de março a 22 de junho de 2019 – Divulgação e recepção das inscrições; - De 23 de junho de 2019 a 23 de julho de 2019 – Avaliação das obras; - Agosto Aniversário da Academia – Divulgação dos vencedores; Os resultados serão divulgados, através do Facebook da ALL , na imprensa local e nos meios de comunicação em geral. Aos vencedores será dado conhecimento por meio de carta oficial do Presidente da ALL.


6. Da participação - Livre a pessoa que se inscreva no Concurso. - O participante pode concorrer, no máximo, com um artigo ou até três poemas, sendo que, no caso da apresentação de mais de um poema, a Comissão Avaliadora julgará o conjunto da obra.


7. Da inscrição - A inscrição, gratuita, deve se realizar no período indicado no item 5. - A inscrição é validada contra recibo da ALL, quando do preenchimento e da entrega da ficha específica (Anexo I – disponível no site) e da obra aos membros da ALL credenciados. - Não será aceita obra fora do prazo.


8. Da identificação - No ato da inscrição, o participante deve apresentar dois envelopes lacrados, tamanho ofício: a) um com três cópias da obra concorrente identificada com o título e com o pseudônimo do autor e a categoria (poesia ou artigo); b) outro identificado apenas com o pseudônimo do autor, trazendo, em seu interior, a identificação do participante, contendo, além do pseudônimo, o nome completo, endereço residencial, contato telefônico e endereço eletrônico. - O participante deve evitar qualquer elemento que possa identificá-lo, sob pena de desclassificação.


9. Dos critérios de avaliação - A Comissão Julgadora avaliará e selecionará dentre os trabalhos inscritos os três melhores de cada categoria, classificando-os em 1º, 2º e 3º lugares. - Pode ser atribuída apenas uma menção honrosa, para cada categoria. - Será desclassificado o trabalho que estiver fora dos padrões solicitados, e os que forem caracterizados como plágio. - A(s) poesia(s) será avaliada levando em conta a qualidade linguística e literária, a criatividade, a originalidade, a elaboração estética e a adequação ao tema. - O artigo será avaliado considerando a correção gramatical, a relevância e a originalidade do aspecto abordado pelo autor, a clareza e a objetividade do texto.


10. Da organização - A Comissão Organizadora será constituída por três membros efetivos da ALL, designados pelo Presidente da ALL que também designará a Comissão Julgadora, ouvida a Comissão Organizadora do Concurso.


11. Da Comissão Julgadora do Concurso - Será composta por dois membros efetivos da ALL e uma pessoa da sociedade com reconhecida produção cultural. - Reunir-se-á especificamente para analisar e selecionar os textos inscritos. - Poderá consultar especialista “ad hoc”, se necessário, em vista da abordagem feita pelo autor da obra. - Deve primar pelos princípios da objetividade e da imparcialidade. - Suas decisões serão soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis.


12. Da premiação - Os três primeiros classificados de cada categoria receberão a Medalha Euclydes da Cunha – Patrono da Academia de Letras de Lorena – e o Diploma de Mérito da ALL. - A Menção Honrosa, se houver, fará jus ao Diploma de Mérito da ALL. - As poesias e os artigos vencedores e as menções honrosas serão publicados na Coletânea anual de aniversário da ALL que oferecerá a cada autor ..... volumes. - Todos os participantes receberão o certificado de “Mérito de Participação”. - A premiação acontecerá durante a cerimônia comemorativa do 10º aniversário de criação da Academia de Letras de Lorena, em agosto de 2019, em dia, horário e local, a ser comunicado aos participantes e convidados.


13. Dos condicionamentos do concurso - A Comissão Organizadora só dará prosseguimento ao concurso se for registrado o número mínimo de dez participantes em cada categoria, limitado a um número máximo de sessenta participantes.


14. Da entrada em vigor - Este Edital passa a vigorar a partir de 21 de março de 2018 e cessa seus efeitos após a publicação dos nomes dos participantes vencedores do Concurso.


15. Dos casos omissos - A Comissão Organizadora designada pela Diretoria da ALL é responsável por analisar os casos omissos relativos a este Concurso e emitir o parecer conclusivo de caráter irrecorrível.


16. Das disposições gerais e finais - O candidato ao se inscrever declara-se aceitar, integral e irrestritamente, todas as normas do presente Edital e renunciar a qualquer pagamento a título de direitos autorais das obras inscritas no concurso. - Declara-se concorde que a obra seja publicada na coletânea anual de aniversário da ALL e ou publicada com a finalidade de divulgação dos premiados e da realização do concurso. - Dar-se-á a cada autor o devido crédito pela autoria da obra em qualquer tipo de divulgação. - Para a realização do Concurso, a ALL pode firmar parcerias com pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, visando ao patrocínio de eventual premiação e divulgação deste evento literário, respeitados os objetivos e os critérios para o qual foi idealizado. - Os textos apresentados neste Concurso não serão devolvidos. - É vedada a participação de parentes consanguíneos ascendentes, descendentes e em linha colateral até 2º grau (pais, mães, filhos, filhas, avô, avó, netos, netas, irmã e irmãos) dos membros da Comissão Julgadora do Concurso. - É excluído o participante que tentar fraudar ou burlar as regras estabelecidas neste Edital.

 
 
 

Comentários


©2019 by Academia de Letras de Lorena. Proudly created with Wix.com

bottom of page